(Caudalie Spa in Italy)
Começa por aqui, trata do teu cabelo
Numa misturadora, junta ½ banana, ¼ abacate, ¼ meloa, 2 colheres de sopa de óleo de gérmen de trigo, 1 cápsula de vitamina E e tritura tudo. Aplica no couro cabeludo e em todo o cabelo, massajando gentilmente; depois, deixa repousar durante 15 minutos. Retira com água tépida. O resultado será um cabelo mais brilhante, menos seco e estragado.
Num recipiente, mistura muito bem ½ banana, 1 colher de sopa de sumo de limão natural e 1 colher de sopa de mel. Aplica esta pasta no cabelo seco e deixe repousar durante 20 minutos. Retira e lave o cabelo normalmente. Este tratamento pode ser feito periodicamente para nutrir o cabelo baço, seco e/ou estragado.
Numa recipiente junte a gema de ovo sem pele e o iogurte natural, aplica no cabelo e coloque uma touca de aluminio. A pós 30 minutos com a touca lava bem o cabelo para retirar qualquer resíduo.
Num recipiente, junte 2 colheres de sopa de azeite (ou óleo vegetal), 3 colheres de sopa de açúcar e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, massajando continuamente durante 2-3 minutos, retirando depois com água morna. Complete o tratamento com a aplicação de um dos cremes abaixo descritos.
Num recipiente, junte 1 maçã triturada, 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 1 colher de sopa de azeite e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, massajando continuamente durante 2-3 minutos, retirando depois com água morna. O sumo da maçã é um esfoliante natural que deixará a pele muito macia.
Num recipiente, junte 1 colher de sopa de sumo de limão natural, 1 colher de chá de açúcar, um pouco de água e misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos, deixando repousar durante 1 minuto, retirando depois com água morna. Este tratamento é indicado para suavizar mãos secas a muito secas, ásperas e/ou gretadas.
Num recipiente, junte 2 gemas de ovo batidas, ¼ copo de leite, 2 colheres de sopa de mel e misture tudo até formar uma pasta. Imersa as unhas no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando depois as mãos por água morna. A proteína presente nos ovos e o cálcio presente no leite fazem deste o tratamento perfeito para fortalecer unhas frágeis e quebradiças.
Aqueça uma colher de chá de azeite e, depois do banho, empurre cuidadosamente as cutículas das unhas para trás, massajando-as com este óleo.
Num recipiente com tampa, junte 1/3 copo de glicerina e 2/3 copo de água de rosas (encontra estes ingredientes em lojas de produtos naturais); agite bem até assegurar que os ingredientes estão bem ligados. Utilize diariamente nas mãos para massajar dedos e músculos cansados e para obter uma pele lisa e fragrante. Uma vez que este creme não contém conservantes, convém guardá-lo no frigorífico.
Numa panela, junte ¼ copo de cera de abelha, ¼ copo de óleo essencial de coco e aqueça em lume brando até derreter a cera; junte os restantes ingredientes (1/3 copo de glicerina e 3 colheres de sopa de óleo de bebé Johnsons) e aqueça até a mistura estar homogénea (aproximadamente 5 minutos). Retire do lume e verta para um recipiente limpo. Deixe arrefecer antes de aplicar.
Numa panela, junte 355 ml de sabonete neutro ralado, 150 ml de água e leve a lume brando até derreter; adicione ¼ copo de cacau em pó, 25 ml de óleo essencial de chocolate e misture bem até a pasta estar homogénea. Retire do lume e verta para um recipiente ou molde à sua escolha, deixando arrefecer antes de retirar do mesmo.
Num recipiente, junte 2 copos de café moído, ½ copo de sal marinho, 2-3 colheres de sopa de umóleo essencial à sua escolha e misture tudo até formar uma pasta. Depois de tomar um duche rápido, aplique o esfoliante em todo o corpo, massajando suavemente, retirando, no fim, todos os resíduos com água morna. Devido às substâncias activas do café moído, que incentivam a circulação subcutânea, este tratamento é indicado para tratar e prevenir a celulite, uma vez que distribui eficazmente as pequenas formações de gordura, evitando o aspecto “casca de laranja”.
Num recipiente, junte 1 copo de açúcar amarelo, ½ copo de sal marinho, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de limão natural, 1 colher de sopa de mel e misture tudo até formar uma pasta. Aplique na pele húmida (depois de tomar banho, por exemplo), massajando com movimentos circulares, retirando depois com água morna. Este tratamento é um desinfectante natural, sendo indicado para retirar pele morta, para abrir e limpar poros, deixando a pele respirar melhor e com um aspecto rejuvenescido.
Deve-se à célebre rainha do Egipto o desenvolvimento de tratamentos corporais à base de leite, sendo o banho de leite o mais famoso. Basta juntar, a um banho de imersão, 4-5 copos de leite (quanto mais gordo, melhor o efeito) e, se quiser, para um resultado final ainda mais suave, uma colher de chá de óleo de jojoba. Depois de 30 minutos de imersão, tome um duche normal e terá uma pele macia e radiante.
Num recipiente, junte 8-10 morangos frescos, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de sal marinho e misture tudo muito bem, tendo o cuidado de não desfazer por completo os morangos, se não a pasta ficará muito aguada. Se ficar, pode juntar uma colher de chá de amêndoa ralada. Depois, esfregue o preparado nos pés, massajando com movimentos circulares desde o calcanhar até aos dedos, sem esquecer os lados e as plantas dos pés. No final, passe os pés por água morna, seque bem e termine com um creme hidratante.
Num recipiente, junte 4 colheres de sopa de café moído, 3 colheres de sopa de farinha de aveia, 3 colheres de sopa de sal marinho, 3 colheres de sopa de azeite ou óleo de amêndoa, 2 gotas de óleo essencial de lavanda (ou de hortelã-pimenta se pretende um tratamento estimulante em vez de relaxante) e misture tudo muito bem. Esfregue o preparado nos pés, massajando com movimentos circulares para eliminar toda a pele morta, deixando a restante suave e sedosa. No final, passe os pés por água morna, seque bem e termine com um creme hidratante.
Encha metade de um pequeno recipiente com água e a outra metade com sumo de limão natural; embebede uma toalha neste preparado e passe-a pelos pés para eliminar odores desagradáveis e amaciar a pele.
Num recipiente com tampa, junte 1 colher de sopa de azeite, 12-14 gotas de óleo essencial de eucalipto, 1 colher de sopa de óleo essencial de amêndoa, 1 colher de chá de óleo essencial de gérmen de trigo; feche o recipiente e agite bem. Está pronto para ser massajado nos pés, para um alívio imediato de dores e cansaço.
Num recipiente com água quente, junte 1 lima às fatias, 6 gotas de óleo essencial de lima, ½ copo de sal marinho, 8-12 folhas de hortelã frescas e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna.
Numa panela, aqueça 2 copos de leite e 7 copos de água; quando estiver a ferver, adicione ½ copo de açúcar, 2 colheres de sopa de creme hidratante e mexa até ficar uma “sopa” homogénea. Deite para um recipiente onde possa imergir ambos os pés, deixando arrefecer antes de iniciar o banho, que pode durar até 10 minutos. Depois, passe os pés por água morna e aplique um creme hidratante para finalizar este tratamento ultra-macio.
Num recipiente com água quente, junte 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de sabão líquido, 1 colher de sopa de essência de baunilha, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoa e misture. Imersa os pés no recipiente durante 10 a 15 minutos, passando-os depois por água morna. Para além do poder desinfectante do sabão, o mel contém substâncias antibacterianas, é um excelente hidratante e contém ainda poderosos antioxidantes para rejuvenescer pés cansados.
Num recipiente com tampa, junte 1 colher de sopa de óleo de amêndoa, 1 colher de sopa de azeite, 1 colher de chá de óleo essencial de gérmen de trigo, 12 gotas de óleo essencial de eucalipto; feche o recipiente e agite bem. A loção está pronta para ser massajada nos pés com movimentos circulares e trazer vários benefícios: o eucalipto tem características terapêuticas, sendo especialmente eficaz na estimulação da circulação; o óleo de amêndoa está recheado de minerais e é um hidratante natural perfeito para pele seca e gretada.
Aqui estão algumas opções para um spa em casa, este post foi inspirado no site http://viverspa.com/. Quero que fiquem a saber que eu não testei nenhuma destas receitas, quando o fizer vou ter muito gosto em vos contar....
XOXO,
Miss I